Home Imagem profissional

Veja 5 coisas que é melhor não compartilhar no trabalho

Veja 5 coisas que é melhor não compartilhar no trabalho

Ao longo da carreira, muitas vezes a vida profissional e a vida pessoal podem acabar convergindo. Mas nas relações profissionais com chefes e colegas, certos assuntos não devem ser abordados. Problemas pessoais como brigas em família, contas atrasadas e insatisfação com seu emprego são alguns exemplos de informações íntimas que não devem ser compartilhadas no ambiente de trabalho.

Veja cinco coisas que seu chefe não precisa saber sobre você:

1) Planos de deixar seu emprego
Antes que essa seja uma decisão concreta, não é bom revelar ao seu chefe que você está pensando em sair da empresa. Por mais que você precise de conselhos, essa é uma questão muito íntima. Ao compartilhá-la, você pode passar a impressão de que está recebendo seu salário pensando em outro lugar e muito provavelmente seus superiores têm expectativas em relação à sua contribuição para a companhia. O mesmo vale para quem quer mudar de área na mesma empresa. O ideal é planejar-se sozinho e comunicar aos superiores apenas quando for definitivo. Converse sobre o assunto apenas com amigos próximos e familiares.

2) Problemas de relacionamentos
Brigas e desentendimentos familiares são comuns na vida de qualquer um, mas seu chefe não precisa saber dos detalhes. Quem passa por problemas pessoais deve se preservar no ambiente corporativo. Cautela e discrição são essenciais para evitar a exposição.

3) Se ficou até tarde na balada
Não conte para seu gestor que passou a noite em uma festa ou comemoração e evite expor os detalhes. A etiqueta corporativa varia de empresa para a empresa, mas em geral não pega muito bem dizer que chegou às 4h da manhã e que tomou todas.

4) Situação financeira ruim
Contas atrasadas e problemas financeiros também não devem ser compartilhados com seu chefe. Além de desgastar sua imagem, pode parecer que você espera um aumento ou que está insatisfeito com sua remuneração. Algumas empresas possuem a política de empréstimos aos funcionários. Neste caso, o RH da empresa é a área que deve ser comunicada.

5) Fofocas sobre o chefe e colegas
Fofocas nunca são bem vistas, mas no ambiente corporativo elas podem ser ainda mais prejudiciais. Evite falar sobre seus superiores ou sobre seus colegas. Avisar alguém que outras pessoas que estão sendo criticadas pelas costas pode até parecer a coisa certa a se fazer, mas na verdade não há benefício para ninguém e o problema pode se ampliar até sair de controle.

Foto: Shutterstock.com