Home Ambiente de trabalho

Descubra o melhor horário para ajudar um colega

Descubra o melhor horário para ajudar um colega

Ser colaborativo e altruísta é uma qualidade indiscutível, ainda mais no mundo corporativo. O problema é que ajudar os colegas no escritório tem suas desvantagens e pode prejudicar seu desempenho. De acordo com um estudo, o pior momento para auxiliar alguém é no horário da manhã.

A explicação é a seguinte: ao ajudar os outros no trabalho, criamos uma espécie de fadiga mental, que nos impede de fazer nosso próprio trabalho depois.

O estudo foi realizado na Universidade Estadual de Michigan, nos EUA. Pesquisadores acompanharam 91 profissionais. Ao fim de cada manhã e/ou tarde, os voluntários respondiam a uma série de perguntas sobre o assunto. Os resultados mostraram que, ao iniciar a rotina de trabalho ajudando o colega, eles desperdiçavam o momento que tinham mais pique: a manhã.

Por isso, se sentiam sobrecarregados durante a tarde toda quando precisavam cuidar das próprias tarefas. A solução que a maioria encontrava era se isolar pelo resto do dia. Isso pode ser explicado porque o aumento na fadiga mental durante a manhã faz com que os profissionais não ofereçam ajuda à tarde.

Então, agora você já sabe: o ideal é se organizar individualmente pela manhã e planejar como vai finalizar suas pendências durante a jornada com muita calma. Ao final do dia, quando restarem apenas algumas tarefas para serem feitas, pode ser legal de sua parte ajudar seu colega a lidar com as dificuldades que ele tiver.

Foto: Shutterstock.com