Home Direitos e legislação

É possível pedir o adiantamento do 13º ao sair de férias?

É possível pedir o adiantamento do 13º ao sair de férias?

O adiantamento do 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, ainda gera muitas dúvidas. Esse benefício é regulamentado em lei e garantido pela Constituição Federal. Além de todo trabalhador com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao décimo terceiro salário.

Em geral, o 13º salário é concedido em duas partes: a primeira como adiantamento e a segunda como pagamento. A lei prevê que o adiantamento tem de equivaler à metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior e deve ser efetuado entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.

Mas o que nem todo mundo sabe, é que o trabalhador pode solicitar que o pagamento desse adiantamento seja feito no mês de suas férias. Para isso, é preciso realizar a solicitação no mês de janeiro do ano correspondente. Por exemplo, quem vai sair de férias em julho de 2017 e quiser receber o adiantamento nesse mesmo mês, deve ter solicitado ao departamento responsável pelo pagamento em janeiro. A segunda parcela (pagamento) é paga no mês de dezembro.

Foto: Shutterstock.com