Home Carreira e formação

4 dicas para gravar conteúdo para concursos

4 dicas para gravar conteúdo para concursos

Quem está se preparando para vestibulares ou concurso público sabe que, muitas vezes, o estudo não basta. É preciso memorizar o conteúdo aprendido para não sofrer o temido “apagão” na hora da prova.

Veja algumas dicas que ajudam a memorizar o conteúdo estudado:

1. Teste técnicas de estudo: não há um senso comum de qual seja a maneira certa. A melhor forma de estudar é a que você se adaptar melhor e considerar mais fácil de memorizar. Teste vários métodos até descobrir qual se aplica melhor a você. Faça resumos, fichas com os itens mais importantes da matéria, mapa mental (um diagrama com desenhos e palavras-chave) e questionários.

2. Revise o material estudado: se você estudar uma matéria, mas não revisa nos dias seguintes será difícil memorizar o assunto. Use resumos, fichamentos ou outra técnica de sua preferência para revisar a matéria nos dias seguintes. Mas atenção: o material deve ser curto e direto. Para evitar o excesso de conteúdo a ser lido, faça um cronograma e estabeleça quando irá revisar cada um.

3. Fazer testes depois de estudar: depois de revisar o conteúdo, faça testes e simulados. Se notar que não sabe a resposta ao ler a questão, invista seu tempo em um material de apoio para reforçar a compreensão da matéria e, só depois, volte a fazer testes.

4. Faça intervalos: para intensificar a produtividade, o ideal é estudar por cerca de 1 hora e fazer pequenos intervalos. Essa dica é ainda mais importante para quem tem dificuldades para se concentrar. O ideal é repetir esse ciclo durante o tempo de estudo. Lembre-se: é melhor estudar bem ao longo de 30 minutos do que três horas sem conseguir absorver e memorizar nada. E fique atento. Quando é preciso ler o mesmo parágrafo três vezes para entender o que está escrito, significa que é a hora de parar um pouco.

Foto: Shutterstock.com