Home Carreira e formação

Veja quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM

Veja quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM

Desde a manhã do dia 8 de maio, foram abertas as inscrições para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Os estudantes que quiserem participar do processo têm até as 23h59 do dia 19 para se inscreverem e até o dia 24 de maio para pagarem o boleto referente à taxa. Neste ano, o valor subiu para R$ 82.

Mas é importante lembrar que há três tipos de candidatos que não precisam efetuar o pagamento para realizar a prova.

Veja quem tem direito à isenção:

Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escola pública

Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos do pagamento de forma automática. Não é necessário gerar boletos nem comprovar informação alguma durante o processo de inscrição.

Família de baixa renda

De acordo com a Lei 12.799/2013, pessoas de famílias que tenham renda per capita de até um e meio salário-mínimo, e que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escolas da rede privada) têm direito à isenção no pagamento de taxas de vestibulares, concursos e processos seletivos. Mas é preciso ter todos os documentos que comprovem a situação de carência socioeconômica na hora de se inscrever.

Família inscrita no CadÚnico

Pelas regras do Enem 2017, candidatos de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos não precisam pagar a taxa de inscrição.

Quem tiver a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também recebe o direito à isenção da taxa. Parte do Sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) de identificação das famílias brasileiras de baixa renda, o CadÚnico centraliza a informação das pessoas beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família.

Foto: Shutterstock.com