Home Trabalho e bem-estar

De volta ao trabalho: como pegar no ritmo novamente

De volta ao trabalho: como pegar no ritmo novamente

Tem sido cada vez mais comum fragmentar os dias de férias, em vez de tirar os 30 dias corridos de uma só vez. Um dos motivos dessa tendência é a tentativa de evitar o acúmulo excessivo de tarefas. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada em janeiro de 2016 pelo projeto Time Off.

Mas não precisa entrar em pânico! É possível voltar no ritmo em pouco tempo após retornar das férias. Veja algumas dicas:

1. Planeje a sua volta. Faça uma lista com todas as tarefas dos projetos que precisam ser retomados. Para não esquecer de nada ao retornar o ideal é elencar tudo até mesmo antes de sair de férias.

2. Caso aproveite as férias para viajar, tente voltar para casa com antecedência. Por exemplo: em vez de retornar no domingo à noite, tente chegar na sexta-feira ou no sábado. Assim, você terá o resto do fim de semana para lavar as roupas, reabastecer a geladeira e se readaptar aos poucos a sua rotina. Ir direto para o escritório após longas viagens pode dificultar sua readaptação.

3. No dia em que voltar ao escritório, evite marcar reuniões com sua equipe, chefe ou clientes. Você vai precisar de tempo para descobrir o que aconteceu durante sua ausência.

4. Caso esteja se sentindo muito perdido, peça ajuda de algum colega para verificar quais são as prioridades. Em vez de ir direto para sua mesa e ler seus e-mails como se fosse um dia normal, o ideal é conversar com a equipe para ir se inteirando de tudo.

5. Para evitar se deparar com uma montanha de trabalho atrasado ao retornar, tente delegar suas obrigações para colegas e empregados antes de se ausentar. Isso fará com que o trabalho tenha continuidade e facilitará sua readaptação ao trabalho.

Foto: Shutterstock.com